PLANEJAMENTO

Com a presença do governador Wanderlei Barbosa e de autoridades estaduais e municipais, ocorreu na sexta-feira (15), no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, na capital, a décima e última consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com encerramento dos debates que definem as ações de Governo nos próximos quatro anos.

E mais uma vez, a população elegeu como prioridade das prioridades, o aumento de efetivo das forças de segurança pública e sistema socioeducativo, no eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania, sendo o mais votado da plenária.

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, esteve no evento juntamente com servidores da Pasta, para fortalecer as votações no eixo temático de Segurança, Assistência Social e Cidadania. “Estamos finalizando uma parte importante para a gestão. Ficamos muito satisfeitos com a participação popular que compareceu e veio em busca de suas vontades”, afirmou o gestor.

Eixos temáticos e participação pública

Os eixos de discussões estão agrupados em sete temáticas que incluem Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Gestão Pública e Governança; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-estar; Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; e Infraestrutura Econômica e Urbana.

“Eu nunca havia participado das plenárias do PPA, então quando o evento foi divulgado na nossa associação de moradores, fiz questão de vir para ouvir as propostas e votar no eixo de Infraestrutura para a pavimentação da TO- 365. Estamos confiantes que vamos vencer pois quem não pôde vir, está torcendo pela vitória desse Eixo”, afirmou Eliane Coelho, moradora da região rural de Palmas, Vale do Piabanha.

Encerramento do PPA

A elaboração do PPA ocorre com base nas diretrizes do Governo e nas demandas da sociedade por meio das Consultas Públicas, que são realizadas em cidades estratégicas de cada região do Estado, com a participação e votação dos moradores locais.

Ao fim deste processo, é elaborado um documento a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, para discussão e avaliação dos parlamentares e da população, que, ao ser aprovado, passa a ser o principal instrumento de planejamento e gestão do Governo na aplicação dos recursos públicos e execução das políticas públicas ao longo dos próximos quatro anos.